Dicas para uma alimentação equilibrada


Imagem: NutriSoft

A alimentação desenvolve um papel fundamental na saúde de crianças, com influência direta no desenvolvimento físico e intelectual. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), 20,9% das crianças menores de cinco anos apresentam quadros de anemia no Brasil, causados pela deficiência de ferro.  As carências nutricionais podem ser medidas e identificadas por meio de análises clínicas como avaliação do peso, idade, altura e outros componentes observados em exames específicos. Consultar o pediatra é fundamental para ajudar a estabelecer quais alimentos devem ser ingeridos em durante fases da infância para evitar problemas de saúde. Biotonico Fontoura – suplemento mineral presente no mercado brasileiro há mais de 104 anos – apresenta dicas para uma alimentação equilibrada:

Legumes e frutas

São alimentos extremamente saudáveis que devem fazer parte da dieta. Além de ricos em fibras – essenciais para o bom funcionamento do intestino e na diminuição da absorção de gorduras e açúcares –, contém grandes quantidades de vitaminas e nutrientes que o organismo necessita. Estimular a criança a se interessar por refeições com legumes e frutas pode ser realizado por meio de pratos coloridos ou com desenhos e brincadeiras feitas com os componentes da refeição.  A ausência de legumes e frutas na dieta pode levar o corpo a acumular toxinas.

Ferro e proteína

A ingestão de alimentos ricos em ferro e proteína deve ser feita em uma ou duas refeições diárias. Frango, carne, peixes e ovos são os mais indicados e fáceis de comprar, porém, no caso de alimentos congelados e industrializados, é importante observar a quantidade de sódio na tabela nutricional, pois a substância em excesso pode ser prejudicial.  Aconselha-se a evitar carnes com pedaços de gorduras visíveis. Dietas carentes em ferro podem levar ao desenvolvimento de anemia, problema que pode ser tratado com alimentação ou suplementos minerais, como Biotonico Fontoura. Já as proteínas são essenciais para o funcionamento de músculos, compõem os tecidos do corpo, realizam funções vitais do metabolismo e são importantes para o desenvolvimento físico de crianças. Famílias vegetarianas podem obter outras fontes de ferro e proteína, como feijão, grão de bico, ervilha e lentilha.

Cálcio
O cálcio é fundamental para o desenvolvimento ósseo e crescimento. Crianças com pouca ingestão de cálcio podem ter crescimento prejudicado ou menor que a média. Além disso, pode-se desenvolver raquitismo – também causado pela deficiência de vitamina D , que leva a desmineralização, enfraquecimento e deformidades nos ossos. A absorção da substância no organismo é facilitada pela exposição moderada ao sol. A ingestão de leite e derivados durante a infância é, portanto, muito importante.

Doces e frituras

É necessário que exista um equilíbrio na alimentação. Privar totalmente crianças de comer doces, balas, frituras e refrigerantes pode ter um efeito inverso, deixando-as com mais vontade. Esses alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades, de preferência em um dia da semana ou durante os finais de semana.




Saiba mais

Biotonico disponibiliza em seu site a seção Dicas, que apresenta uma pirâmide de alimentos com suas indicações para construir um cardápio adequado para a alimentação de crianças, de acordo com cada categoria nutricional carboidratos, proteínas, vegetais, legumes, açucares, lácteos e frutas.  Acesse: http://www.biotonicofontoura.com.br/





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